top of page

Como trabalhar com "Air Dry Clay".

  • Foto do escritor: Daniela Gonçalves
    Daniela Gonçalves
  • 10 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

6 Dicas para principiantes.

 

A massa de modelar que seca ao ar livre é cada vez mais usada pelos amantes das artes, devido a ser um material versátil, fácil de dar forma e de não necessitar de cozimento. É muito utilizado com crianças em ambiente escolar, mas há cada vez mais artistas a renderem-se às propriedades desta pasta.


Existem vários tipos de massa "Air Dry clay" (com diversas composições), a que eu utilizo nas minhas obras é a de base mineral. Tem um aspeto e textura semelhantes a da argila.


Compilei estas dicas para vos incentivar a experimentar este divertido material.


1- Trabalhar sobre uma superfície limpa.

Este material tem tendência a colar-se sobre as superfícies. Para proteger a mesa onde estamos a trabalhar e não ter impurezas agarradas à massa, podemos usar um tapete de silicone, uma placa de contraplacado, mdf ou então uma folha de papel vegetal de cozinha.


2- Humedecer as mãos

Antes de começar a trabalhar é conveniente por crême hidratante nas mãos para a massa se agarrar menos. Visto ser um material de secagem rápida devemos humedecer regularmente as mãos durante a modelação, caso contràrio a massa começará a criar rachas. Atenção não exagerar na água pois pode virar um lamaçal!


3- Amassar

Preparar a massa é importante para melhor conseguirmos trabalhar. Ao ser retirado do pacote, o material deve ser amassado para ganhar plasticidade, isto é para ficar mais maleável.


4- Não formar objetos com uma espessura muito fina

Embora este material seja resistente após secagem, paredes muito finas favorecem o aparecimento de rachas e fragilizam a peça.


5- Experimentar

Por não necessitar de cozedura, esta massa permite-nos ser muito experimentais. Pode adicionar materiais na massa como por exemplo pétalas, aparas de lápis, confetis, enfim, o que a sua criatividade ditar.


6- Acondicionar as sobras

Como esta massa seca com a evaporação da água, as suas sobras devem ser guardadas em recipientes herméticos. Um saco com zip é bastante prático para este efeito. Deve retirar-se o ar quando fechamos o saco. Se a massa ficar rija pode voltar a humedecê-la. Basta colocar um pouco de água dentro do saco e passado uns dias poderá utilizá-la de novo.

 

Existem diversas marcas de Air Dry Clay no mercado português. As que eu gosto de utilizar são as marcas Jovi e Sio-2 plus, são ambas bastante maleáveis. Outra marca muito conhecida é a DAS.

 

Será que já vos convenci? Olhem que belos objetos conseguimos fazer com este material!



Se quiserem experimentar, inscrevam-se no meu curso online gratuito.











1件のコメント


Sandra Pereira
Sandra Pereira
2020年7月12日

Este bleg blog irá ficar cheio de belas 'postagens', de workshops, técnicas, artes, um mundo de coisas lindas, Boa, continua!

いいね!
  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Instagram
  • YouTube - círculo cinza
bottom of page